In Sem categoria

Victor Vitorette, Consultoria Trilha do Lucro

A importância de Registrar o Financeiro

Segundo o Sebrae, 48% das pequenas empresas não sobrevivem após o segundo ano de abertura. E ainda: em 2020, o Serasa contabilizou 5,3 milhões de micro e pequenas empresas inadimplentes financeiramente, o segundo maior número já registrado.

Registro Real das Informações Financeiras

A maioria das empresas, enquadradas nas condições citadas, insistem em não utilizar ferramentas simples sobre gestão de negócios. É como andar à noite numa rodovia, com automóvel sem farol e sem velocímetro. O velocímetro seriam todos os registros de entradas e saídas. Os faróis seriam um acompanhamento, direcionando de forma antecipada o caixa.

O fluxo de caixa é um instrumento financeiro que monitora o equilíbrio entre as entradas e as saídas de dinheiro, com o objetivo de gerar acompanhamento de saldos e mostrar pontos de desequilíbrio.

Perfil do Gestor de Comunicação Visual

Na área de Comunicação Visual, como outros setores, desde o início da Pandemia é natural encontrarmos muitos empreendedores em fase de tração de seu negócio.

Um simples registro do dia a dia, mesmo que no papel, é um aliado importante para acompanhar e ajudar a impulsionar os seus resultados e na maioria das vezes deixado de lado por ter menor prioridade ou pela empolgação do negócio.

Mesmo já na fase de estabilização do negócio, onde a empresa já possui uma estrutura interna com sistema para agilizar, este placar deve ser o aliado principal e o empreendedor deve estar habituado a sempre acompanhar o “placar”.

Ter Saldo não é diferente de ter Lucro

Controlar as entradas e saídas de dinheiro no mês é o primeiro passo para evitar instabilidade, mas não garante por si só a saúde financeira. Ter dinheiro em caixa para pagar as contas do mês não é ter lucro. Fluxo de caixa positivo significa que ocorreram mais movimentações de entrada maior que as de saída no acumulado do mês, mas é preciso olhar o faturamento X vencimentos futuros também.

Portanto essas informações são a base para os primeiros relatórios de resultado do período que é a ferramenta adequada para medir seu lucro.

Precificação e Orçamentos

Os registros financeiros também são a base para uma boa orçamentação.

Quando a empresa inicia a uma fase de estabilização e com a velocidade de negociações através de whatsapp, ter as informações em mãos ajudará muito o empreendedor decidir de forma mais assertiva possível.

Erros e aprendizados são ótimas oportunidades para nos tornarmos mais fortes e mais experientes, contudo, em algumas situações, é possível encurtar caminhos e aprender com cases de outros negócios ou empresários.

Recent Posts